CRESS- BA realiza o lançamento do Comitê Antirracista e reunião de mobilização para a Marcha das Mulheres Negras

O último dia 05 de julho, o CRESS-BA realizou o lançamento do Comitê Antirracista e uma reunião de mobilização para a Marcha das Mulheres Negras. O encontro contou com a participação de conselheiras, assistentes sociais da base e trabalhadoras do Conselho. A atividade foi em formato híbrido - presencial e online.
A assistente social Claudia Isabele Pinho falou sobre o histórico de formação do Comitê, seus objetivos de transversalizar a luta antirracista em todas as instâncias de atuação e de debate do Conselho.
A presidenta Leila Reis falou sobre a importância da participação das profissionais da base para a implementação do Comitê e destacou a necessidade da produção de impactos sistêmicos, da mobilização para incidência política e do combate ao racismo institucional.
A conselheira Carina Alves reforçou a necessidade de institucionalizar o combate ao racismo, sobre as quais o Comitê se debrucará, de modo a repercutir em todas ações do CRESS-BA e, principalmente, na atuação profissional de assistentes sociais.
A articulada do Instituto Odara e assistente social Érika Francisca trouxe a memória da Marcha das Mulheres Negras, falou da articulação com as mulheres indígenas e apresentou o tema deste ano - “Por reparação e bem viver” - relacionando com o projeto ético-político do Serviço Social e convocando todas a seguirem firmes na construção desse importante ato político e coletivo.
A criação do Comitê Antirracista foi oficializada pela Portaria do CRESS-BA, nº 117 de 26 de julho de 2025, disponível neste link:
O lançamento do comitê representa mais um importante avanço na luta antirracista dentro do Serviço Social baiano.
Assista ao vídeo com as participantes da atividade e confira suas percepções sobre esse momento histórico! https://www.instagram.com/p/DL71RsXpzV8/
Comentários