Confira a programação de Salvador do 15 de Maio e Seminário Estadual de Ética e Direitos Humanos.

*Publicado em 10/05/2019
O evento vai acontecer no Hotel Bahiamar, no Jardim de Alah, nos dias 23 e 24 de maio e contará com a seguinte programação:
Dia: 23/05/19
Manhã
08:00 – Inscrições e Credenciamento
08:30 – Apresentação Cultural
09:00 – Mesa de Abertura
09:30 – Mesa Temática: “Repercussões do racismo nas políticas sociais: assistentes sociais e o enfrentamento cotidiano”
Ementa: Os efeitos do racismo sobre as políticas públicas e as estratégias de enfrentamento lançadas pelos assistentes sociais nos espaços sócio-ocupacionais, para reafirmar o compromisso da categoria no combate ao racismo.
Palestrantes:
Cleuzielle Barbosa - Assistente Social. Coordenadora da equipe social da gerência Executiva do INSS de Feira de Santana, Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador – UCSal.
Thaíse Viana - Assistente Social. Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais pela Universidade Gama Filho-RJ e graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador – UCSal, Assessora Técnica do Gabinete da Superintendência de Assistência Social, no Estado da Bahia.
Heide Damasceno - Assistente social do Instituto Federal da Bahia/ Campus de Salvador e assistente social colaboradora do Instituto Cultural Steve Biko. Doutoranda em Serviço Social pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe, instituição em que graduou em Serviço Social. Pesquisadora na área do Serviço Social, Educação, Raça/Etnia e Racismo. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Serviço Social na Área da Educação - GEPESSE, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Franca/Brasil); do Núcleo de Doutorandos em Serviço Social Latino América - NUDLA (ISCTE-IUL/Portugal) e do Observatório de Racialidades e Interseccionalidades - ORI (UFBA).
Amanda dos Santos - Assistente Social. Analista de processos sociais na CONDER. Especialista em Saúde Coletiva, com área de concentração em Saúde Mental pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia - ISC/UFBA e em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.
Mediadora:
Aline Nascimento – Assistente Social. Mestre em Serviço Social. Especialista em Docência do Ensino Superior. Pesquisadora na área de gênero questão Étnico Racial, Racismo e educação. Membro da comissão de Gênero, Raça e Etnia do CRESS Ba.
11:00– Debate
12:00 – Intervalo/Almoço
Tarde
14:00 – Apresentação de trabalhos
15:00 – Mesa Temática: “Direitos Humanos e democracia na atual conjuntura”
Ementa: Debate acerca do atual cenário Brasileiro e das diferentes violações de direitos, principalmente as que estão submetidas as minorias, expressas na violação dos direitos econômicos, sociais, culturais, ambientais e de acesso à justiça.
Palestrantes:
Magali Almeida - Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutorado Sanduíche Local CNPq pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Planejamento e Gerência de Saúde. Professora Adjunta do Colegiado de Ensino de Graduação em Serviço Social do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFBA. Pesquisadora dos temas: Relações sociais de raça/etnia, gênero e classe e discriminações correlatas; Políticas de promoção da equidade étnico-racial e de gênero; Saúde da População Negra com ênfase na saúde reprodutiva da mulher negra; Saúde Mental álcool e outras drogas e; Feminismo Negro. Ativista do Movimento Negro brasileiro.
Silvio Humberto - Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP, Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Experiência nas áreas de Economia, Desenvolvimento Econômico, Politicas Publicas, Ações afirmativas, Relações raciais, Relações Internacionais com foco nas relações Brasil-África. Atual Presidente de Honra do Instituto Cultural Steve Biko.
Fran Demétrio - Pós-Doutora em Filosofia pela Universidade de Brasilia, Doutora em Saúde Coletiva pelo pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia - ISC/UFBA, Professora adjunta no Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) do Centro de ciência da Saúde da Universidade do recôncavo – UFRB, Coordenadora e Pesquisadora do (co) Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade do cuidado em Sáude e Nutrição, Gêneros e Sexualidades – LABTrans/UFRB, Membra da Associação Brasileira pela Saúde Integral de pessoas Trans, Travestis e Intersexo (ABRASITTI) e do Coletivo de Trans Pra Frente Salvador.
Mediadora:
Haiana Andrade - Assistente Social no INSS de Barreiras. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Conselheira Suplente do CRESS BA (2017-2020).
16:00 – Debate
17:00 – Encerramento
Dia: 24/05/19
Manhã
09:00 – Apresentação Cultural
09:30 – Mesa Temática: “Ética, Direitos Humanos e Formação Profissional”
Ementa: O trabalho profissional nos espaços sócio-ocupacionais do sociojurídico e a abordagem dos aspectos que passam pelo contexto do Estado Penal, da judicialização da questão social, das possibilidades e desafios na consolidação do projeto ético-político profissional, entre outros.
Palestrantes:
Andréa Mércia de Araújo - Assistente Social. Mestranda em Segurança Pública, Justiça e Cidadania – UFBA, com vasta experiência no desenvolvimento de políticas na esfera dos Direitos Humanos e no campo socio jurídico, com ênfase no atendimento especializado às pessoas em cumprimento de Alternativas Penais, especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais - Universidade Gama Filho, Graduada pela Universidade Católica do Salvador – UCSal, Coordenadora-Geral da CEAPA - Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas da Bahia, Ativista dos movimentos sociais, participa das discussões sobre relações raciais e de gênero.
Ana Cláudia Nascimento - Assistente Social. Servidora no TJBA - Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (2ª Vara da Infância e Juventude), Especialista em Serviço Social e Política Social pela Universidade de Brasília (UnB), Graduada pela Universidade Católica do Salvador – UCSal.
Mediadora:
Elaine Amazonas - Assistente Social no Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica - CEAP e docente no Curso de Serviço Social na UNIME, Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Pós-Graduada em Administração e Planejamento de Projetos Sociais, Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador – a UCSal, Conselheira Tesoureira do CRESS BA (2017-2020).
11:00 – Debate
12:00 – Intervalo/Almoço
Tarde
14:00 – Apresentação de trabalhos
15:00 – Mesa Temática: “Autoritarismo no Brasil e os movimentos sociais”
Ementa: Os desafios dos movimentos sociais enquanto mecanismos de organização, resistência e luta social, na atual conjuntura.
Palestrantes:
Cássia Maciel - Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil – PROAE da UFBA, Mestranda do Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos-Pós Afro/FFCH/UFBA, Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia/UFBA, Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público com Ênfase em Gestão por Competências.
Gilmara Silva - Assistente Social. Graduada pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Integrante do Conselho Deliberativo do Curso Popular de Pré-vestibular Quilombo do Orobu, Mediadora de Leitura e articuladora da Biblioteca Comunitária de Ítalo, da Casa do Sol Padre Luís Lintner da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador – RBCS.
Vinicius Oliveira - Mestre em Comunicação e movimentos sociais urbanos pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, Coordenador Nacional do MTST e da Frente de Mobilização Povo sem Medo.
Eslane Paixão - Ex moradora da Ocupação Luísa Mahin do Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas – MLB, Presidenta do Unidade Popular pelo Socialismo/ Ba.
Felipe Estrela - Advogado popular, Professor de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Doutorando do programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (UnB) Presidente da Associação dos Advogados/as de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia (AATR).
Mediadora:
Fabiana Santana - Assistente Social na Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador – SEINFRA, Pós-Graduada em Gestão de Projetos, Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador – UCSal. Conselheira Fiscal do CRESS BA (2017-2020).
16:00 – Debate
17:00 – Encerramento
Não fique de fora!
Comentários