Nota de repúdio ao fechamento provisório do Hospital Especializado Octávio Mangabeira

O Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM) é a unidade referência em doenças do sistema respiratório com 79 anos de contribuição ao Sistema Único de Saúde do estado da Bahia, portanto, não podemos aceitar seu fechamento vertical para implementação de reforma e mudança de finalidade sem ampla discussão e planejamento participativo, que envolve os mais de 800 profissionais de saúde, pacientes, familiares e a sociedade em geral.

Em tempos de pandemia mundial decorrente de COVID-19 agravada com as novas variantes que ampliam a transmissão comunitária e o baixo índice de imunização da população, repudiamos essa intervenção que fragiliza a oferta de saúde pública em nosso estado, que desrespeita os mais de 800 profissionais de saúde realocando-os/as de forma arbitrária e transferindo as/os usuárias/os desrespeitosamente.

A pandemia do novo Coronavírus reforça que os investimentos em saúde não podem parar e são urgentes. O combate à Covid-19 precisa de uma estrutura própria e o tratamento para outras doenças não pode ser esquecido. O Conselho Regional de Serviço Social da Bahia (CRESS-BA) se posiciona pela vida, pelo direito a vida e que o mesmo seja efetivado.

O Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM) é uma Unidade de Saúde de grande porte, inaugurado em 1942. Há 20 anos foi reconhecido como Centro de Referência para Doenças Respiratórias e progressivamente ampliou a oferta de serviços, porém a sua vocação para assistir usuárias/os com tuberculose, mais especificamente os que necessitam de diagnóstico e tratamento de maior complexidade, vem fortalecendo seu status de Unidade de Referência para essa patologia. São eixos assistenciais do âmbito ambulatorial e hospitalar, integrados a programas de saúde na esfera estadual e federal: tratamento da tuberculose, asma grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, controle do tabagismo e fibrose cística.

Sabemos que a pandemia vem causando consequências graves, seja econômica, politica ou social. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, até hoje, já são mais de 500 mil mortes causadas pela covid-19.

O CRESS-BA representa todas/os as/os Assistentes sociais da Bahia que integraram a força-tarefa de trabalhadoras/es do SUS e que estão na linha de frente. Em meio ao mar de contradições da pandemia, o Serviço Social, com seu projeto ético-político-profissional, propõe respostas mais qualificadas às demandas complexas da crise sanitária e das expressões da questão social, a partir de estratégias coletivas de reflexão sobre a realidade e o planejamento, articulação aos serviços, inclusive junto aos movimentos sociais, potencializando os limites da relativa autonomia profissional, na defesa do SUS, da reforma sanitária e de uma sociabilidade emancipada. Enfim, CRESS – BA segue firme na resistência, pela vida de todas/os e contra o fechamento do HEOM.
 

Elaborado e aprovado pela Diretoria do CRESS-BA 

Comentários

Registrar um comentário