Nota de pesar e repúdio pelo assassinato de Mãe Bernadete
O Conselho Regional de Serviço Social da Bahia (CRESS-BA) vem manifestar profundo pesar e indignação pelo assassinato brutal ocorrido na noite desta quinta-feira (17) da líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, Bernardete Pacífico, a ialorixá Mãe Bernadete, que também era coordenadora nacional da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos). Também nos solidarizamos com a comunidade quilombola, toda a comunidade de terreiro e com toda a sociedade comprometida com a luta por direitos humanos e pela terra.
Em 2017, o filho dela, Flávio Gabriel Pacífico - conhecido como Binho do Quilombo, também foi brutalmente assassinado, e mãe Bernadete lutava desde então por justiça.
Trata-se de mais um episódio que escancara as constantes violências e violações pelas quais passam comunidades quilombolas, indígenas e tradicionais na defesa da integridade de seus territórios; comunidades que seguem sendo alvo de interesses inescrupulosos por exploração e lucro, e da sanha do racismo genocida que vitima corpos negros - crianças, jovens e idosos - cotidianamente, configurando total desrespeito às garantias constitucionais e aos direitos humanos dessas populações.
Reafirmando o compromisso ético-político do Serviço Social, o CRESS-BA se coloca à disposição da construção da luta coletiva por justiça no caso da Mãe Bernardete, do seu filho e de toda a comunidade quilombola, pela vida, pela integridade e preservação dos seus territórios e cultura.
O CRESS-BA tem um lado. E este lado é o lado da Justiça e dos Direitos Humanos!
Comentários